domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pré-golpe militar

Fidel Castro
(Antonio Bruno e Marly de Oliveira)

Fidel Castro
Fidel Castro
O mundo inteiro
Lhe acompanha passo a passo

A nossa escola de samba
Precisa alguém como você
Para ser Port-estandarte
Eu vou deixar a minha barba crescer.


Marcha de carnaval em parceria com Marly de Oliveira, escritora, poeta, autora de mais de dez livros, casada com João Cabral de Melo Neto. Lançada em 1960, essa música demonstra o período pré-golpe militar, a tendência para temas comunistas nos carnavais e a importância destes artistas nesse episódio.

Outra música sobre esse tema pré-ditadura militar foi "Minha Candidatura" que descreve o povo insatisfeito com as promessas eleitorais que nunca são realizadas e premeditando um golpe militar caso a sociedade continuasse cobrando com greves e passeatas. Essa música tem a parceria de José Saccomani, compositor gravado por Cauby Peixoto, Osvaldo Rodrigues e Trio Nago. Também desenvolveu um repertório palhacionístico;  Sua obra foi imortalizada pelos palhaços Arrelia e Carequinha.

Minha Candidatura foi gravada em 1959 por Caco Velho, sambista irreverente, fez turnês para França, tocou com Dick Farney (click AQUI para baixar a gravação de Caco Velho) 

Abaixo o vídeo do concerto inesquecível com a Itiberê Orquestra Família.

Minha Candidatura
(Antonio Bruno e José Saccomani)

Comunico a meus amigos que vou me candidatar;
Pois concorro a um cargo:
Dessa vez vou legislar!

E já tenho um programa de alcance nacional ;
Em cada escola de samba;
Tenho um cabo eleitoral.

Se eu for eleito ordeno a abertura dos cassinos,
Precisamos de divisas, incentivo ao turismo;
Farei uma curriola entre os membros do Senado
Regulando o divórcio: _Pois o papai tá enrascado.

Para a assimilação do emigrante estrangeiro
Obrigar assim que chegue;
A aprender tocar pandeiro;

Amparar as profissões de boêmio e de sambista
Isentar de todo Imposto;
A quem for malabarista;

Para dar mais incentivo à Indústria Nacional,
Vou pedir aos meus amigos da Coluna Social,
Pra fazer com que o granfino, que sem a moda não passa...
Ao entrar numa Boate: _Peça um gole de cachaça.

Mas se houver uma surpresa
E o papai for derrotado;
Apelo para a ignorância...
E dou um golpe de Estado



Ale Minuti

Nenhum comentário: